O modelo MLS (Multiple Listing Service) é o grande diferencial entre o mercado imobiliário dos
EUA e os brasileiros como notou as imobiliárias de Curitiba.
O MLS traz um ambiente neutro e seguro para as negociações e maximiza o encontro da oferta
com a procura. Além de proporcionar que o negócio aconteça, ele faz com que ele aconteça
mais rápido.
O tempo médio de venda de um imóvel nos EUA é de 32 dias. Aqui no Brasil esse prazo pode
chegar a 07 meses. O que é absurdo se você começar a calcular os gastos com manutenção
deste estoque que permanece parado por tanto tempo, gastos administrativos de manter esse
imóvel nos sistemas de gestão das imobiliárias e dos corretores. Gastos com telefone, gastos
com anúncios, visitas ao imóvel, etc.
https://www.romai.com.br/comprar/casa-a-venda/pr/curitiba
A implantação deste sistema ainda encontra resistência no Brasil justamente pela falta de
exclusividade de um determinado corretor ou imobiliária, diferente dos EUA, onde a
exclusividade é um padrão do mercado. A questão é que este padrão só existe por causa da
implantação do MLS.
Se o proprietário precisa apenas de um corretor para listar sua oferta no programa e ela vai
ficar visível e atingir todos os corretores do país, não faz sentido brigar pela exclusividade. A
captação do imóvel não é o foco principal e sim o atendimento ao cliente.